Resultados
Inquérito aos Proprietários
Este questionário tem como objetivo reunir informação sobre a instalação e gestão de plantações mistas (inclui também as plantações que não tiveram sucesso) com base na experiência de gestores no terreno. Se tem ou conhece quem tenha feito plantações mistas com 2 ou 3 espécies florestais, tenham elas sido bem-sucedidas ou não, gostaríamos de convidá-lo a partilhar a sua experiência connosco.
No dia 8 de novembro realizou-se um workshop de divulgação dos resultados, tendo sido convidados proprietários florestais, empresas do setor, investigação, academia e alunos de mestrado/doutoramento. Contamos com a presença de 47 participantes, 38% das quais proprietários/gestores florestais.
Relativamente ao pequeno questionário realizado junto dos participantes, apresentamos as respostas dos que gerem povoamentos mistos. Destes, 73% referiram a rentabilidade como a mais importante motivação para a mistura das duas espécies. Os problemas relacionados com a sanidade e mortalidade do Sobreiro, e o aumento potencial da biodiversidade e melhoria do solo do ponto de vista físico e químico foram igualmente referidos como vantagens dos povoamentos mistos.
Em que medida a mistura do sobreiro e pinheiro-manso apresenta vantagens?